O livro 1984, obra de George Orwell, é uma narrativa que tem como foco o poder político perante a sociedade. Todos são vigiados por uma teletela, sem o direito da liberdade de expressão. A história conta sobre a vida de Winston Smith, um trabalhador do governo que tem ideias opostas a de seus superiores, e acaba sendo punido por conta disto.
Winston recebe a tarefa de multiplicar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos, e da literatura, a fim de que o governo mantenha a ordem e seja correto no que faz e sem que ninguém difame-o. Ele fazia parte do Ministério da Verdade, onde seu papel era reescrever e alterar dados de acordo com o interesse do Partido e queimar registros históricos que fossem contra este. Porque o Partido era um membro tão superior, que não se podia maldizer. Durante o mandato do Grande irmão, o governo, tinha o objetivo de manipular a mente dos indivíduos e punir aqueles que se mostrassem contra tal ditadura.
Winston, na tentativa de esclarecer algumas dúvidas sobre o governo,descobre os ideais governamentais, e assim conhece Júlia. Uma moça um tanto quanto mais jovem que Winston mas que demonstra ter os mesmos ideais que ele perante o Partido. Os dois acabam vivendo uma linda história de amor que é interrompida pelo próprio governo, pois o relacionamento do casal era algo escondido, e assim ambos são presos.
Winston ao ser preso, é submisso a várias torturas, e passa por uma espécie de lavagem cerebral, esta feita por O'Brien (homem que dizia se opor ao Partido, quando na verdade também era aliado a ele). Também foi forçado a trair sua amada enquanto estava no quarto 101(dito este, como pior lugar do mundo). Finalmente, após ser completamente manipulado pelo governo, Winston passa a ver tal de com outros olhos, e ama-o. Júlia também é torturada durante sua prisão.
O estilo de governo abordado nesta obra, é muito parecido com regimes ditatoriais. As teletelas que mantinham o Grande Irmão informado de tudo e qualquer coisa feita pelos indivíduos excluía o direito de liberdade, e seria como um bloqueio de ideias próprias, já que não podia-se opor ao Partido. Comparando essa ditadura do livro com os dias atuais, podemos perceber que a mídia nos faz cegos, com seu marketing e belas propagandas que querem nos induzir a comprar os melhores ou mais caros produtos. Sempre acabamos nos rendendo para o ramo comercial, devido as influências muito presentes na mídia.
Abra seus olhos, e pense por si só. Afinal, não vivemos em uma ditadura.
Luiza Cassepp
Referências :
http://www.duplipensar.net/george-orwell/1984-orwell-resumo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nineteen_Eighty-Four
Nenhum comentário:
Postar um comentário