Gutierre, 2011.
Orwell em sua obra 1984 deixa um aviso as gerações futuras. O controle será tomado em meio a um mundo de alienação e falta de informação. O fator mais importante para que o Partido se mantivesse no poder era o controle da informação. Quem controla o presente controla o passado. Quem controla o passado controla o futuro. Em Oceania não existia a liberdade do pensamento e este era um crime imperdoável. A ideia era de que se as pessoas refletissem a maneira como vinham vivendo elas desejassem mudanças. Porém no momento atual nem mesmo se elas fossem livres para pensar dificilmente conseguiriam criar uma linha de raciocínio e seguir por ela. Com a Novafala o Partido conseguira criar uma maneira com que as pessoas não fossem capazes de formular suas ideias. Nossos conceitos são formados através de palavras, sabemos que um cavalo é um cavalo por que em determinado momento alguém nos passou essa informação. Qualquer dúvida que tenhamos podemos esclarecê-la apenas com alguns minutos de dialogo com alguém que entenda do assunto. A comunicação tem um papel essencial, principalmente antes do aprendizado da leitura.
Sendo a realidade o mundo formado por nossas ideias e conceitos o partido garantia sua supremacia atraindo crianças. Antes mesmo de começar a falar elas assistam a massacres de inimigos do Grande Irmão, enforcamentos e discursos patrióticos. A Liga dos Espiões era um programa do Partido em que as crianças eram encarregadas de espionar as pessoas a fim de encontrar criminosos do pensamento. Muitas vezes elas acabavam entregando os próprios pais a polícia do pensamento e eles evaporavam. É o que acontece a um colega de trabalho de Winston que também era seu vizinho. O senhor Parsons.
Como essas crianças viam o mundo a sua volta. Para nós, olhando de fora, estas são atitudes terríveis, porém para eles era o certo a ser feito. Não haveria como explicar-lhes o significado de família, amor, compaixão, por que eles nunca ouvirão falar sobre isso, afinal de contas estas palavras nem mais existiam. Sabemos que o futuro pertence a nossos pequenos, eles devem saber o rumo a seguir para que o mundo não se perca.
O Partido não estava satisfeito em terminar somente com a infância. O prazer do ato sexual era representava outro perigo ao Grande Irmão. A relação entre duas pessoas proporciona maior qualidade de vida, amor, prazer. O Partido dirigia estudos neurológicos que iriam erradicar o prazer sexual, esta era a última etapa para a aceitação do Ingsoc. A vida a dois poderia levar o homem a fazer reflexões sobre si mesmo e disso o Partido não precisava. Também estabeleceriam lealdades não ortodoxas, o que acabaria levando ao crime do pensamento.
A Polícia do Pensamento amedrontava a população. Qualquer um que praticasse o pensamento crime poderia considerar-se morto, Winston sempre soube disso. Sendo um homem morto a ideia de juntar-se a Confraria não o espantava. É no momento em que ele recebe o chamado daquele que parece compartilhar das mesmas ideias que tudo parece estar dando certo. Ali o leitor tem a impressão de que encontrara um aventura repleta de roubos e atentados terroristas até a queda do Grande Irmão. Porém os poderes do Partido iam além da Policia do Pensamento, Liga dos Espiões e erradicação do orgasmo.
Sem duvida o momento mais impressionante é quando Winston esta na casa de O'Brien. Qual foi a expressão de nosso amigo no momento em que observa o integrante do núcleo do Partido desligar a teletela. Pasmo ele pergunta, “você poderia...”, e O'Brien diz que eles tem esse privilégio. Digo nosso amigo por que ao longo da história o leitor pensa como o personagem descobrindo as atrocidades cometidas pelo Partido e compartilhando o desejo de rebelar-se, consequentemente sendo levado ao mesmo fim. A sociedade de 1984 estava fadada a assistir constantemente as transmissões da teletela, não poderiam desliga lá por nada. As teletelas não somente transmitiam som e imagem mas também captavam. Dessa maneira, além de absorverem falsas informações, os partidários eram observados.
No Brasil, país com péssima distribuição de renda e o chamado capitalismo selvagem, qualquer cidadão possui um aparelho de televisão. É por ali que são transmitidos os noticiários, filmes e novelas. Entre todas as emissoras de televisão a Rede Globo mantem a supremacia. Seu dono era Roberto Marinho, já falecido, julgado por muito um realista. Os programas como as telenovelas tentam passar ao telespectador um estereótipo a ser seguido. Isso faz com que o telespectador, em algum momento, absorva uma ideia ou estilo de vida. Assim aceitarão seu lugar na sociedade e não lutarão por mudanças. O fato de a TV apresentar a notícia em som e imagem garante certo grau de veracidade a suas palavras, em principio a noticia é verdadeira. Mas o que impede alguém de omitir os fatos? Além do mais grande parte da população vê na leitura uma atividade estressante sem graça, tem preguiça de ler. Não existem campanhas que tentem reverter esse quadro por que ele não deve ser revertido. Ignorância é força. Mais tarde, durante o período de eleições aparecem candidatos oferecendo coisas que já são direito do povo, porém eles não sabem. Na verdade eles não poderiam nem mesmo oferecer coisas como bolsa família, auxilio transporte etc. Mas a politica no Brasil funciona baseada na troca de favores. É uma falsa democracia por que se um partido for realmente forte é capaz de transferir trezentos títulos eleitorais para uma cidade a fim de ganhar a eleição. No nordeste o voto vale cinco quilos de arroz e feijão. Isso é resultado da má distribuição de renda, precariedade da educação e saúde pública. Aqui não temos população infantil e sim pequenos consumidores. Alguns irão crescer e conseguirão consumir, viver. Outros irão crescer e produzir para que aqueles outros consumam, estes irão sobreviver.
A Globo possui um programa com o nome de Big Brother Brasil. Algumas pessoas são colocadas em uma casa e durante alguns meses ocorrem eliminações sobrando três pessoas para que o público escolha o vencedor. O nome não é mera coincidência com a obra. Winston Smith vinha sendo observado de perto pelo Grande Irmão há sete anos. Tudo, o livro de Goldstein, a Confraria, era uma farsa. O Partido havia criado aquilo para estudar as atitudes de Winston. O programa da Globo não estuda as atitudes de seus participante, estimula os telespectadores a comprarem os produtos que aparecem no programa.
Não somos obrigados a viver dessa maneira. Nós, assim como os membros do núcleo do Partido temos o privilegio de desligar nossas teletelas. Apesar dos nossos aparelhos não observarem as pessoas eles dizem a elas como pensar, isso talvez seja pior. Podemos simplesmente desligar a televisão. Não somente pelo fato da manipulação da informação mas sim pelo tempo gasto com uma atividade que não gera conhecimento aproveitável algum. Enquanto a pessoa assisti TV o mundo gira, coisas acontecem, ela assiste a uma gravação.
Além de fazer todos acharem que a Oceania estava em guerra somente para que desviasse a atenção, o ódio, para outro foco o Partido proporciona fácil acesso a drogas como o álcool e o tabaco. Por um tostão comprava-se uma dose de Gim Victory. Ele tinha um elevado teor de álcool e uma dose era suficiente para sentir-se mais leve, com duas o mundo era mais belo.
Filmes, novelas e músicas já não eram mais escritos, eram fabricadas por uma máquina de versos. Sempre seguiam o mesmo padrão e faziam o maior sucesso, principalmente com os proletas. Se analisarmos as músicas mais tocadas na rádio hoje tomaremos um susto. A história é sempre a mesma, amor, brigas, casais que não se encontrar. Ou então elas estimulam uma vida de solteiro com festas, muita cerveja e várias mulheres. A final de contas na festa as pessoas esquecem de seus problemas, bêbadas sentem-se mais alegres, felizes por algumas horas. Passam o ano todo trabalhando oito horas, seis dias por semana. Ganham um salário mínimo enquanto os lideres do Partido ganham balaios de dinheiro para trabalhar algumas horas, duas ou três, assinando papéis. “E o..., vida de gado, povo marcado e.., povo feliz”.
Enquanto não investirem milhões na educação a situação não será mudada. O povo precisa acordar e ver a farsa a qual vem sendo submetido. Será nas escolas, conscientizando os pequenos que irão construir o futuro. Mas infelizmente, Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário