Eric Arthur Blair mais conhecido pelo pseudônmo George Orwell nasceu em 1903 Motihari, Índia, estudou em colégios tradicionais da Inglaterra. Jornalista, critico e romancista, conhecido como um dos maiores escritores do século XX, Orwell se dedicou a escrever ficção, artigos jornalísticos polémicos , crítica literária e poesia, morreu no ano de 1950 em Londres vítima de tuberculose, aos 46 anos de idade.
Um de seus livros 1984 foi publicado em 1948 e é uma crítica do sistema totalitarista da época, quando o ano de 1984 ainda pertencia a um futuro distante, tem o propósito de chocar e pretende “abrir os olhos” de todos seus leitores, a obra tem a idéia de fazer uma lavagem cerebral pelo manipulador “Grande Irmão”. Com televisão tornou ainda mais fácil manipular a sociedade, e pela primeira vez existia a possibilidade de fazer impor a obediência à vontade do Estado, como também controlar a opinião em todos os súditos. O ódio é sempre presente, e quando não há inimigos cria-se. Em Oceania ter uma mente livre é considerado crime grave, pois é o “grande irmão” que controla tudo, porem, em seus pensamentos Winston se revolta contra a sociedade totalitária e na sua vontade por verdade e liberdade arrisca a vida ao se envolver com uma colega de trabalho Julia. George Orwell foi capaz de prever uma sociedade que um dia mais tarde viria a ser vítima, nesta sociedade o que interessava era somente o poder. Aqui, vivia-se num verdadeiro terror onde o prazer, ou mesmo as necessidades do ser humano não eram reconhecidas. Um terror no qual a liberdade de expressão, a convivência eram apenas para reacender mais ódio e crueldade. Até mesmo o sexo, era apenas para o meio de reprodução. Quando George Orwell publicou este livro não tinha os meios de comunicação que existem hoje, mesmo assim sua imaginação foi além do seu tempo, tornando-se para nós hoje um assunto atual devido à mídia. Hoje temos a impressão de estarmos sendo sempre vigiados, que nossos telefones são grampeados, que ate mesmo nas ruas somos filmados, tudo isso com a desculpa de ser para nossa segurança, a verdade é que assim como no livro estamos perdendo nossa privacidade. E quem garante que as notícias que chegam até nós não são manipuladas, que eles não colocam o que querem em jornais, televisão, internet e outros meios de comunicação? Um exemplo é o Google Street View um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do solo, mas quem garante que isso é seguro, será que não é mais perigoso para a sociedade ser vigiada 24hrs por qualquer pessoa com acesso a internet? Uma prova disso é que quando esse recurso foi criado às imagens de várias pessoas eram divulgadas o que ocasionou vários processos, as fotos podiam ser vistas em diferentes tamanhos, a partir de qualquer direção e de diversos ângulos. Não queremos ser vigiados muito menos manipulados, portanto devemos ficar atentos a toda a informação que nos chega, não devemos aceitar tudo o que nos é imposto, mesmo que digam que é para nossa segurança. Somos capazes de pensar e temos que faze-lo ao invés de deixar que alguns, talvez mal intencionados, façam e falem por nos.
“A liberdade é a liberdade de dizer que dois e dois são quatro. Quando se concorda nisto o resto vem por si.”George Orwell
Referencias bibliográficas:
http://www.duplipensar.net/george-orwell/1984-orwell-resumo.html
http://blig.ig.com.br/karahestranho/2008/09/10/resenha-do-livro-1984/
http://pt.scribd.com/doc/21560679/Resenha-Crtica-Do-Livro-1984
Nenhum comentário:
Postar um comentário