Na analise a seguir falarei sobre o personagem Napoleão do livro “A revolução dos Bichos” seguindo fatos ocorridos no livro e falarei sobre o ex-ministro José Dirceu usando fatos de uma reportagem da revista “Veja”.
Após analisarmos os dois individualmente, faremos uma conclusão abordando o que os dois tem em comum.
Napoleão: era um dos porcos mais inteligentes da granja, que durante a revolução junto com Bola-de-Neve teve a tarefa de instruir e organizar os outros. Ele tinha uma aparência ameaçadora, era pouco falante e tinha a reputação de possuir uma grande força de vontade.
No livro “A Revolução dos Bichos”, Napoleão e Bola-de-Neve comandavam a revolução dos bichos juntos. Os dois sempre discordavam um do outro em tudo. Se um achava melhor plantar batata, o outro preferia trigo.
Bola-de-Neve teve a idéia de criar um moinho de vento para os bichos terem que trabalhar menos, pois com o moinho ficaria mais fácil. Porém Napoleão não concordou. Achava melhor, ao invés de construir o moinho ficar trabalhando para aumentar a produção de alimento e que se perdessem tempo com o moinho morreriam de fome. Eles resolveram fazer uma votação, quando Napoleão viu que ia perder usou seus cães para expulsar Bola-de-Neve. Desde então tudo de errado que acontecia na granja era culpa de Bola-de-Neve. Se algo sumia tinha sido Bola-de-Neve que roubou na madrugada, se algo quebrava tinha sido Bola-de-Neve, Napoleão começou a falar mal de Bola-de-Neve para todos os bichos, e a mentir sobe ele para que os bichos ficassem do seu lado.
José Dirceu: é um político e advogado brasileiro, com base política em São Paulo. José Dirceu é ex-ministro, pertence ao Partido dos Trabalhadores, o PT, ao lado da presidente Dilma Roulsseff.
O ex-ministro foi flagrado falando mal da sua companheira de partido, como mostra no trecho da reportagem:
“Com os direitos políticos cassados e réu no processo do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu mantém seu poder como comandante do PT e usa sua influência para conspirar contra a presidente Dilma, afirma reportagem da revista “Veja”.
Imagens com data e horário divulgadas pela revista revelaram encontros de Dirceu com o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento), parlamentares e integrantes do primeiro escalão do governo, em um quarto do Hotel Naoum, em Brasília, embora formalmente sem vínculo com o Planalto.”
O que podemos concluir é que o personagem Napoleão, mesmo estando do mesmo lado de seu amigo Bola-de-Neve lutando na revolução, para ficar no poder fala mal de seu companheiro e espalha mentiras, assim como José Dirceu que sendo do mesmo partido da presidente Dilma Rousseff usa a sua influência para conspirar contra a sua colega.
Referências:
Erick Sprenger da Silva
Inf1at.
Nenhum comentário:
Postar um comentário