segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Revolução dos Bichos

Comparação do Porco Napoleão com Muamar Kadafi.

Antes de começar meu texto, gostaria de que farei uma análise do livro “A Revolução dos Bichos - George Orwell”, a história se trata de bichos que fazem uma revolução no ambiente em que vivem, a comparação que farei será do Porco Napoleão com o ditador da Líbia Muamar Kadafi. Para entendermos melhor a comparação que será feita, vou explicar melhor as coisas, tanto o lado do Porco Napoleão quanto o lado de Kadafi.

O livro relata a história de uma granja que como todas as granjas, era comandada por um ser humano.Mas certo dia um porco revolucionário com o apoio de outros animais, comandou e estabeleceu um golpe no Sr. Jones que comandava a granja. E, então esse porco revolucionário derrubou o Sr. Jones do poder e estabeleceu uma espécie de Comunismo na granja, que no livro é chamado de “Animalismo”, onde todos eram iguais e viviam em paz na sociedade.

Mas um dia o porco revolucionário faleceu, e outro porco chamado Napoleão (que é o porco a ser comparado com Muamar Kadafi) junto a alguns cães, que podem ser comparados aos exércitos da vida real, estabeleceu um golpe naquela sociedade, e implantou uma ditadura, onde os animais não podiam se expressar, e os que desobedeciam ao seu governo eram mortos.

Kadafi pode ser facilmente comparado ao porco Napoleão, pois ele fez quase a mesma coisa na Líbia em 1977 quando expulsou as comunidades italiana e judaica do país e estabeleceu uma ditadura, ou seja, tanto o porco Napoleão quando Kadafi estabeleceram ditaduras onde governaram. Além disso mataram e oprimiram.

Essas duas figuras podem ser comparadas também pela característica de serem "durões" e de serem muito rígidos, não se importarem com sentimento e com a opinião das pessoas. E, mais que isso, não deixando as pessoas opinarem. Tanto na Granja quanto na Líbia, a ideia e o conceito de Democracia são deixados de lado. O povo não tem voz, o povo não tem vez, o povo é apenas uma massa de manobra para o governo. Isso não ocorre só nesses lugares, ocorre em várias partes do mundo, como já ocorreu no Brasil também, como na era Vargas, e até meados dos anos 80, com a ditadura militar no Brasil.

Concluo que esse livro faz uma crítica muito boa à ditadura, e as formas de governo, fazendo o leitor pensar bastante sobre qual é realmente o seu papel na sociedade. Esse livro mostra explicitamente, na forma de animais é claro, as atitudes que os seres humanos tomam para conseguirem poder, e isso vem ocorrendo ao longo da história da humanidade, onde pessoas passar por cima de outras para se tornarem mais poderosas.

Referência:

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1789437&page=1

José Felipe Rodrigues Serpa

INF 1AT

Nenhum comentário:

Postar um comentário