No trabalho a seguir, teremos uma melhor visão do quanto há semelhança entre alguns personagens do livro “A revolução dos bichos” de George Orwell, com algumas pessoas da atualidade.
O livro começa contando a história de uma fazenda, que pode ser comparada a nossa sociedade atual. A fazenda são as cidades, o dono é o prefeito (ou governador) e os animais somos nós.
Na comparação que irei fazer, usarei um dos principais personagens (senão o principal), o porco Napoleão. Assimilarei algumas atitudes e característica de Napoleão com o ex-presidente do Brasil Fernando Collor.
1ª característica/atitude em comum: Napoleão era um porco pretensioso que conseguiu o poder através de um golpe que armou contra Bola-de-neve, que era, até então, o porco que “liderava” a fazenda. Era uma espécie de dono, porém, era um porco. Fernando Collor não deu especificamente um golpe para entrar no governo, mas ele usou meios incorretos para fazer sua campanha, como usar dinheiro público para a mesma.
2ª característica/atitude em comum: Napoleão após conseguir o seu extremo poder, começou a desobedecer aos sete mandamentos, que é uma espécie de código de leis dos animais, tais como, usar roupas, beber álcool, entre outros. Fernando Collor quando estava no poder do Brasil, desobedeceu às leis, tais como, utilizar dinheiro público para satisfazer seus luxos.
3ª característica/atitude em comum: Napoleão tinha um amigo que o ajudava com praticamente tudo, Garganta sempre dava desculpas e explicações para as ações e tramas dele. Collor também tinha um “amigo” que estava envolvido em seus esquemas, o Paulo César Farias.
4ª característica/atitude em comum: Com toda essa situação, Napoleão perdeu o apoio dos outros animais para que ele continuasse no poder. Com Collor aconteceu a mesma coisa, após cair a máscara, todos deixaram de apoiá-lo.
Como pode-se perceber, as atitudes de ambos são muito parecidas, e aqui, fica a conclusão de que a nossa ideia de democracia e igualdade é uma grande ideologia, pois muitas vezes somos “presos” a certas pessoas e atitudes. Outra ideia, pode-se observar, é que, se olharmos ao nosso redor, perceberemos que estamos nesse mesmo regime dito naquela fazenda. O nosso líder é o presidente, temos que obedecer às leis (mandamentos) e, caso contrário, teremos uma punição. O povo ainda é submetido a muita coisa e se continuar assim, com certos tipos de pessoas no poder, nunca teremos igualdade e favorecimento.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Collor_de_Mello
Guilherme Bertollo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário