Humanos ou Animais?
Nesse trabalho vou comentar um pouco sobre um personagem do livro “A Revolução dos Bichos”. O principal a ser mostrado vai ser o acontecimento do livro em que os porcos aumentam a sua própria ração, seu próprio luxo e em consequência, diminuindo a dos outros animais, em comparação com a proposta de aumento do salário dos vereadores de Charqueadas.
George Orwell autor desse livro era um escritor jornalista da Inglaterra. Ele nasceu em 1903, em Londres, na Inglaterra mesmo. Este autor ficou muito conhecido por suas obras sempre serem bem-humoradas e inteligentes. George Orwell acabou falecendo em 1950, quando era ainda era bem jovem, pois possuía pouco mais de 40 anos de idade. Ele morreu vitima da tuberculose, na sua cidade natal.
O livro “A Revolução dos Bichos” pode ser considerado como um livro bem antigo, pois tem como seu ano de lançamento 1945.
O livro que conta a historia de uma sociedade em que os animais se rebelaram dos humanos, transformando uma granja que pertenciam aos humanos, em uma granja, em prol dos animais. Porém, alguns animais tomam a frente do “governo” da situação só que com isso, eles acabam estabelecendo um regime, pode se dizer, totalitário, pois acabam impondo regras, leis e até mesmo mandamentos para os outros animais e que, se não cumpridos, os animais seriam penalizados com a perda da própria vida.
A comparação feita vai ser em relação ao aumento do luxo dos porcos e o aumento do salário dos vereadores de Charqueadas. No livro podemos ver o aumento do luxo dos porcos, com eles dando como desculpa que aquilo era necessário para os porcos, porém o aumento do salário dos vereadores não tem a ver, nem foi dada, nenhuma desculpa para o absurdo aumento de mais de setenta (70%) por cento do próprio salário.
Será feita uma análise da passagem da obra em que os porcos aumentam a sua ração e suas ostentações, ao cabo de que diminuem a ração e o tempo de descanso dos outros animais da granja.
Alguns porcos ainda diziam que eles acabavam cansando, por serem o centro intelectual da granja, e por isso merecia mais direitos, na quantidade de comida. Além disso, eles mudaram os “mandamentos”, para seu bel-prazer, ou seja, eles mudaram para possuírem mais liberdade no que faziam.
No caso dos vereadores de Charqueadas, que fizeram uma proposta de aumentar o seu salário em mais de 70%, não tem como dar uma desculpa convincente, pois enquanto eles fazem um projeto para aumentar seu salário em muito, o salário mínimo tem como aumento, mais ou menos, 5%, talvez um pouco mais. Nesse caso, eles até poderiam justificar que eles nos representam, porém, não somos animais como no livro e não somos idiotas a ponto de não vermos o roubo que estão tentando infringir em nosso dinheiro.
Podemos ver esses casos, como acontecimentos de autoritarismo, ou seja, como algo que nos mostra que eles podem fazer o que querem com o nosso dinheiro. Além disso, podemos ver isso como algo em que não podemos fazer muita coisa, a não ser nas próximas votações, não votarmos nessas mesmas pessoas.
Podemos comparar também, até o modo de agir dos porcos mais para o final do livro com o dos políticos em si, pois Napoleão, que era quem mandava, saía pouco em público, assim como muitos políticos fazem, quando está acontecendo algum caso de corrupção, cassação ou algo do tipo.
Eles fazem isso para tentar preservar e não mostrarem os escândalos em que, muitas vezes, estão envolvidos. No caso dos porcos, eles faziam aquilo para aparentar que estavam ocupados de mais com outros assuntos.
No livro, podemos ver também que os porcos se acham superiores em relação aos outros, pois eles modificam o sétimo mandamento dos animais que diz: “Todos os animais são iguais.” Já modificado o sétimo mandamento fica assim: “Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros”, ou seja, eles querem mostrar que alguns animais são melhores que outros. Nesse caso, eles querem mostrar que os porcos são melhores que os outros. Esse pode ser mais um motivo que os levou a aumentar a sua comida e seus luxos.
Podemos concluir que em um livro, sobre o qual muitas pessoas dizem não haver relação com a realidade, como esse, existe muitas coisas parecidas entre a vida real e a do livro.
Além disso, podemos ver que elas até estão bem explicitas, para todos poderem enxergar. Também podemos ver que esse livro que já foi escrito há mais de cinquenta anos, ainda retrata acontecimentos atuais.
Apesar de muitas pessoas não o conhecerem, ele é um livro de relativa fama, principalmente na Europa, pois se escritor é inglês e foi lançado primeiramente na Inglaterra, e com isso ganhou fama primeiramente lá.
Gostei do livro por retratar coisas, que acontecem muito no mundo, porém achei o final um pouco chato, pois não acrescenta nada de novo ao livro, apenas retrata que homens e porcos estavam se parecendo muito, ou seja, confirmando que em muitas coisas que o ser humano faz, se parecem com coisas de porcos ou até mesmo de outros animais irracionais.
Referências Bibliográficas
-http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/12/16/deputados-estaduais-vereadores-terao-reajuste-de-salario-349876.asp.
Gabriel Senna de Oliveira.
Inf1at.
Nenhum comentário:
Postar um comentário