segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Animais ou Homens?

No livro Revolução dos Bichos, de George Orwell, conta que na granja do Solar, viviam bichos que tinham como dono o sr. Jones. Esses bichos, incentivados pela idéia do Velho Major (um porco de 12 anos que já foi premiado em uma exposição), resolvem fazer uma revolução. Esta revolução seria para melhorarem suas condições e eram baseadas nos princípios do Animalismo. Os princípios do Animalismo eram animais auto-suficientes e iguais.
Com a revolução, Jones é expulso da granja e esta muda o nome de Granja do Solar para Granja dos Bichos. Bola-de-Neve, o porco que era “líder” da revolução e sabia escrever, escreveu na parede do celeiro os sete mandamentos do Animalismo: Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo; Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo; Nenhum animal usará roupas; Nenhum animal dormirá em cama; Nenhum animal beberá álcool; Nenhum animal matará outro animal; Todos os animais são iguais.
A princípio, tudo ocorria bem. Bola-de-Neve criou até um sistema para construírem um moinho de vento.
Bola-de-Neve e Napoleão, um outro porco, estavam sempre em desacordo. Inclusive quanto à opinião sobre o moinho de vento. Mas chegou um dia em que todos foram surpreendidos. Ao final de uma votação para decidirem se construiriam o moinho ou não, Napoleão mandou cães pegarem Bola-de-Neve, o qual saiu correndo pelo campo mas conseguiu escapar, sumindo da Granja dos Bichos. Após isso, Napoleão se tornou o líder.
Durante todo o livro Napoleão vai infringindo os princípios do Animalismo, mas sem os outros animais perceberem, pois quando questionavam eram manipulados por um discurso de Garganta e mais tarde até por cães que matavam quem questionava ou era aliado de Bola-de-Neve. Napoleão cria uma sociedade onde ele e seus amigos porcos são provalecidos, onde os outros animais viram escravos, pois trabalham demais em troca de pouca comida, as vezes até sem comida, e no final são vigiados por outros animais com chicotes.
O livro termina com um trecho, que eu particularmente achei fantástico, onde diz: “As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco.”. Ou seja, no final os porcos se tornaram iguais aos humanos, que eles tanto desprezavam.
Os personagens e as ações ocorridas no livro podem ser relacionadas com diversos acontecimentos da vida real. Eu resolvi relacionar uma parte do livro, quando Napoleão rouba a idéia de Bola-de-Neve, dizendo que o moinho de vento era idéia sua com uma cena da novela de Insensato Coração. Na novela, Paula rouba os desenhos de Leila para usar em seu desfile afirmando serem seus, e não de Leila. Também relacionei a sociedade de quando Napoleão assumiu com a ditadura no Brasil. Onde Napoleão e os outros porcos seriam os ditadores. Os cães seriam o exército militar, pois repreendiam o povo que questionava com violência. Os animais que questionaram ou alegaram envolvimento com Bola-de-Neve seriam o povo, por não poder se manifestar. E Bola-de-Neve seriam os vários artistas e outras pessoas que foram exiladas do país.

Referências: http://www.youtube.com/watch?v=AlSRBUNizHs (link da parte da novela citada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário