Introdução
O livro ‘1984’ foi escrito no ano de 1948 pelo escritor George Orwell e é basicamente uma crítica ao sistema do partido da época. Ele descreve sua visão de como seria o mundo no futuro, onde existiria um Grande Irmão que vigiaria a todos e esses viveriam sob imposição de suas escolhas.
No decorrer da história conheceremos Winston Smith, que é contrário às idéias do Partido do Grande Irmão e tenta conspirar contra esse sistema e acaba sendo preso.
Podemos constatar neste livro muitas semelhanças no mundo em que vivemos hoje, pois, o autor parecia saber da evolução tecnológica e suas conseqüências.
Grande Irmão
O grande irmão é basicamente a parte visual do partido, sua imagem está espalhada por todos os cantos principalmente nas teletelas com a seguinte frase: “O grande irmão zela por ti”. Todos devem amar e respeitar o grande irmão.
Ministérios
Há quatro ministérios apresentados no livro, cada um deles tem que manter o controle da vida das pessoas e da ordem do país.
Ministério da Fartura é responsável pela economia do país.
Ministério da Paz é responsável pela guerra, tratando de estratégias e o domínio da população.
Ministério da Verdade tem como principal função alterar todos os registros que possam contradizer o partido, sendo assim, o partido sempre estará correto.
Ministério do Amor acaba com todos aqueles que não concordam com o partido, mas para isso usa tortura, lavagem cerebral, dor entre outros.
Sobre o partido
O partido coordena e manipula todas as ações da população. Há também teletelas espalhadas por todo canto, com o propósito de vigiar constantemente todo e qualquer desvio de conduta que seja interpretado como contrário ao partido, ocasionando punição aos que eles consideram culpados. Todos devem obter uma teletela, deixando-a constantemente ligada, exceto por alguns minutos, mas só os membros do Partido Interno dispõem deste privilegio.
“O grande irmão zela por ti!”
Enredo
Winston Smith é um membro do Partido Externo que trabalha no ministério da verdade, tem 39 anos e é divorciado. Não demonstra nenhum interesse pelo Partido, e cada vez mais o questiona em relação à sociedade.
Em sua casa, encontrou um lugar fora do alcance da teletela e optou por escrever seus questionamentos e suas idéias.
Levado pelo seu amor por Júlia, eles começam a se encontrar em um quarto onde ‘supostamente’ não tem teletelas.
Certo dia O’brien, um membro do Partido Interno, percebe que Smith mostra aversão em relação ao Partido e convida-o para uma reunião em sua casa com o intuito de conhecer a nova edição do dicionário da novilingua. Júlia o acompanha, e lá Smith revela que conspira contra o Partido e que acredita na existência da ‘Fraternidade’ que seria um grupo anti-grande irmão e seu mentor é Emanuell Goldstein.
Smtih começa a leitura do livro, mas é surpreendido por guardas que entram no quarto, ele é preso e levado ao ministério do amor. As celas tinham teletelas que vigiavam cada passo do preso. O’brien passa a ser o torturador de Smith e revela que já o vigiava há muito tempo.
O que será que vai acontecer com Winston Smith?
Sorria você está sendo monitorado!
O livro projeta um futuro onde todos seriam vigiados por um “Grande irmão”. No nosso dia a dia vemos e presenciamos muitas ocasiões onde somos vigiados, como por exemplo, nas lojas, nas ruas, no celular, na internet, prédios públicos, escolas, creches, condomínios e residências de luxo, na maioria dos casos com o intuito de vigilância para maior segurança. As novas tecnologias surgiram com o propósito de proporcionar ao homem uma vida melhor, mas nem sempre isso acontece, falta de privacidade é o que define os dias atuais.
A idéia do programa ‘Big Brother’ acredita-se que surgiu a partir do livro 1984, onde as câmeras possibilitam que as pessoas sejam vistas a qualquer momento de qualquer lugar, como forma de controle. Big Brother (traduzido ‘Grande Irmão’) é o mesmo nome do ditador que controla tudo no livro, mas será que realmente isto é mera casualidade? Outra característica semelhante que não posso deixar de ressaltar é que no livro, todos devem vibrar quando vêem diante da teletela a imagem do ‘Grande Irmão’ e no BBB não é diferente, cada vez que o Pedro Bial (apresentador do programa) aparece na televisão, todos que estão confinados da casa enaltecem e vibraram. Ambos são vigiados 24 horas por dia, não tendo quase nenhuma privacidade, mas uma das divergências é que no livro as pessoas não têm direito de escolha, elas tinham de aceitar aquela situação ou algo de ruim aconteceria. No Reality Show as pessoas têm o livre arbítrio para escolher se querem ou não passar por esta situação, até porque não é todo mundo que consegue se sentir confortável diante de tantas câmeras acompanhando seus atos e movimentos.
Tecnologia um bem que pode fazer Mal
De uns anos para cá, os avanços tecnológicos surgiram de modo que tomaram conta da vida de quase todas as pessoas não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Não posso negar que a tecnologia melhorou a vida de muita gente, trouxe mais rapidez às empresas, produtos mais baratos e com maior qualidade, mas nem tudo na vida tem só o lado bom, a tecnologia trouxe consigo algumas desvantagens. O homem foi substituído pelas maquinas, a poluição ambiental aumentou e muito, sem falar que a privacidade é mínima.
A sociedade cada vez mais expõe sua vida na internet e isso é muito perigoso, pois pessoas mal intencionadas estão pegando informações da internet e planejando roubos.
O Google Street View é um serviço do Google que coleta fotos e disponibiliza na internet para que você possa explorar lugares no mundo todo através de fotos em um ângulo de 360º.
É uma ferramenta muito utilizada por alguns assaltantes em países como os Estados Unidos, principalmente nos locais onde têm casas de luxo, através desta ferramenta, eles podem ver em que condições de segurança as casas se encontram, facilitando muito o roubo. Mas há alguns casos em que o Google Street View tira fotos inusitadas de alguns lugares, mas que ao mesmo tempo podem desvendar crimes.
Conclusão
Ao identificarmos semelhanças entre o livro e situações reais em que vivemos hoje, constatamos diversos pontos questionáveis, onde o avanço tecnológico nos beneficia e ao mesmo tempo impõe regras que podem nos trazem alguns prejuízos.
A vigilância está cada vez mais presente em nosso cotidiano com o objetivo de termos mais segurança e tranquilidade. Porém podemos ver isso de uma forma negativa, desde as redes sociais, onde milhares de pessoas podem saber onde estamos e o que fazemos até as câmeras de monitoramento para a prevenção de crimes. Deste modo, de uma forma menos chamativa e que talvez se concretize mais rápido, temos a presença da triste realidade criada por George Orwell em nossa sociedade. Como dito, de uma forma menos densa, mas que com o tempo poderá tornar-se assustadora.
Referência Bibliográfica
http://www.gratisdicas.com.br/google-street-view-etica-invasao-privacidade.html
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/assaltantes-sao-presos-depois-de-revelados-pelo-google-street-view/link do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=Y8TPIVVQpf0
Nenhum comentário:
Postar um comentário